terça-feira, 13 de setembro de 2011

Introdução

Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, obtida do destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.
A partir do tema “Cultura e Sociedade: Inovação em Negócios”, propõe-se uma análise dessa bebida de grande importância cultural, social e econômica para o país e que está relacionada diretamente ao início da colonização do Brasil e à sua atividade açucareira. Dessa forma, toma-se como objeto de estudo a União Agropecuária Importação e Exportação de Bebidas Ltda., a Uniagro, produtora e comercializadora da cachaça Germana.
Assim sendo, esta pesquisa quer destacar como objetivo principal analisar a qualidade, a aceitação e a inovação e sustentabilidade da linha de produção da cachaça Germana, mostrando como um produto tipicamente brasileiro pode ser reconhecido nacional e internacionalmente.
A importância desta proposta está no fato de mostrar à sociedade como uma bebida que sempre deteve uma áurea marginal, devido ao seu baixo valor e associação às classes mais baixas (primeiro, os escravos e, depois, os pobres e miseráveis), está alçando um status de bebida requintada, merecedora dos mais exigentes paladares e mercados.
Para realizar a pesquisa é necessário analisar as técnicas sustentáveis da cachaça Germana, em sua linha de produção; verificar o padrão de qualidade e aceitação da cachaça Germana no mercado nacional, comprovando a inovação dos processos utilizados por seus idealizadores na linha de produção; verificar o processo de exportação e aceitação da cachaça Germana no mercado internacional.
Este anteprojeto, portanto, trata-se de uma proposta de análise da qualidade de um produto tipicamente brasileiro, produzido em Minas Gerais, e da sua inovação, no que diz respeito à sustentabilidade, a partir da seguinte pergunta:
 

Como a utilização inovadora de técnicas sustentáveis na linha de produção de um produto tipicamente brasileiro, a cachaça Germana, pode fazê-lo reconhecido em vários países?  

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