Inovações no Grupo Germana
Destacando as técnicas sustentáveis existentes na linha de produção da cachaça Germana a inserção da mão-de-obra local na produção da cachaçaem Nova União , bem como o fomento as atividades do artesanato na palha da banana caracterizam alguns pontos das atividades integradas à responsabilidade social do Grupo (GERMANA, 2011).
Destacando as técnicas sustentáveis existentes na linha de produção da cachaça Germana a inserção da mão-de-obra local na produção da cachaça
O padrão de qualidade e aceitação da cachaça Germana no mercado nacional comprova a inovação proposta pelos idealizadores na linha de produção, pois. Além de o grupo deter quatro das grandes empresas: Chopp Germana, O Alambique Cachaçaria, o Butiquim Mineiro e a Supper Eventos. Empresas familiares que possuem mais de 220 funcionários, com mais de cinco tipos diferentes de cachaças provando o crescimento, inovação e excelência da marca que conquistou o concurso Comida de Buteco 2009.
Em entrevista aplicada aos 23 de Setembro de 2011 a Mariana Araújo Rocha, gerente de Negócios do Escritório Cachaça Germana, em Contagem/MG, para comprovar a qualidade, aceitação, inovação, exportação e sustentabilidade do produto em sua linha de produção, a respeito da qualidade, apurou-se que a tecnologia ajuda a manter a qualidade em todas as Cachaças, pois são feitas análises laboratoriais minuciosas em Nova União e Belo Horizonte para a obtenção de um alto padrão de qualidade, seguindo critérios em relação à acidez, nível de álcool, temperatura e PH, adequando-os a requisitos exigidos, bem como são utilizados filtros de pequenas impurezas e partículas.
Quanto à inovação, viu-se também que o grande diferencial em termo de inovação é a Cachaça Soul, com produção diferenciada, já que nas outras cachaças desenvolvidas pelo grupo utiliza-se o mesmo processo.
A importância das inovações para consolidação e reconhecimento da cachaça Germana, reside no fato de que o grupo pode conseguir novos clientes/adeptos. A proposta da Soul, por exemplo, é competir com vodkas e whisky, caracterizando-se por ser uma bebida para a noite, para ser tomada gelada e fazer esses “combos”.
Entretanto, sua produção é bem artesanal. No que diz respeito a maquinário, no processo de envase, existem as “enchedeiras” que regulam automaticamente em ml a quantidade para cada garrafa e uma máquina para colocação de tampa. Embalagens, caixas e tudo mais fazem parte de um processo artesanal.
Diante disso, pode-se dizer o grupo Germana vem tentando ao longo do tempo, mesclar inovação ao processo artesanal, a fim de obter produtos de qualidade em maior processo otimizado, sem que tais mudanças afetem a história do Grupo e as tradições criadas desde a sua fundação. Observando-se, também, uma busca constante peloaumento da carta de clientes, o contato com suas novas necessidades e exigências faz com que o Grupo esteja em processo contínuo de expansão de sua linha de produtos.
A aceitação da cachaça no mercado externo é atribuída não só à qualidade do produto, mas a trabalho de pesquisa, que estudou o “paladar” do novo cliente, bem como suas exigências.
Se inovação faz parte da estratégia das empresas e seu foco é o desempenho econômico e a criação de valor (SIMANTOB, 2003), a Cachaça Germana vem agregando cada vez mais valor à sua marca e a de seus produtos, seja na inovação da embalagem até o desenvolvimento de novos produtos, que buscam atingir os mais diversos e exigentes clientes,a cachaça. Tal visão vem sendo consolidada por meio da expansão comercial, uma vez que a cachaça Germana já é exportada para o Reino Unido, México, Estados Unidos e Portugale reexportada através do Reino Unido para toda a Escandinávia, chegando até Dubai.
Em um mercado interno de alta competitividade como é o da cachaça brasileira, a cachaça Germana já possuía marca forte conquistada em consequência da articulação dos 07 sócios. A articulação demonstrada e o relacionamento dos sócios tornam o Grupo altamente competitivo nessee noutros mercados. Fato que secomprova por meio de dados que indicam um aumento de 50% na exportação da cachaça Germana entre 2007 e 2009, passando de 30 mil litros para 45 mil litros ao fim de 2009, atingindo um montante de U$ 300.000,00 (EXPORTAMINAS, 2011).
Incremento das Exportações da Germana
Gráfico 1:Incremento das Exportações da Germana
FONTE: produzidos pelos autores com dados dosite<www.exportaminas.mg.gov.br>
Outro diferencial constatado é o da embalagem. Nota-se que a embalagem inspira curiosidade e admiração por ser envolvida em uma folha de bananeira. (cf. FIG.1) além de ser ecologicamente correta aproveitar-se do caule da bananeira. Valorizando ainda mais sua imagem no mercado interno e externo, atendendo a mais um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana(Portal da Sustentabilidade, 2011), pois consegue ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma a expressar o seu maior potencial, no que se refere historicamente pelo reconhecimento cultural. Se para que um empreendimento humano possa ser considerado sustentável, é preciso que seja, entre outras coisas, culturalmente diverso (LORENÇO, 2011) e o fato de não haver no exterior produto semelhante afeta positivamente sua expansão de Mercado, o que se prova nos dados acima (GRÁF.1).
A Germana
O Processo de Exportação da Cachaça Germana
Sobre o processo de exportação da cachaça Germana no mercado internacional, há que se dizer que, o Grupo percebeu que a exportação é tão viável quanto à venda no mercado interno e que o potencial de mercado que surgia no exterior surgia pelo fato de que, com mais de 20 anos, muitas pessoas procuram a cachaça, o que demonstra já ter quase um domínio no mercado interno.
Há países para os quais já se exporta há muito tempo, como Inglaterra e África do Sul. Conseqüentemente, outros países como Estados Unidos, Espanha, Austrália e Suíça acabaram iniciando o processo de importação da Cachaça. Não existe um estudo, mas hoje aumentou a quantidade de países que têm procurado pelo produto.
A exportação é feita pelo próprio Grupo Germana, e não há qualquer ajuda ou incentivo governamental à expansão do mercado da cachaça em âmbito internacional. AGO Trade, empresa particular contratada pelo grupo, realiza consultoria, oferecendo suporte passo a passo, em relação a documentos, critérios a serem seguidos para que a bebida entre em determinado país, bem como verificam contato com os portos do Brasil, a quem procurar etc.
Vale dizer que mesmo não havendo ajuda ou incentivo governamental, a tendência da importação da cachaça Germana é aumentar. Turistas de todo o mundo que visitam o Brasil acabam experimentando a bebida símbolo de nossa cultura e levando a experiência a seus países de origem.Além disso, se inovação, cujo cerne está no consumidor, é ter uma ideia que a concorrência ainda não teve e implantá-la com sucesso(SIMANTOB, 2003), as estratégias do Grupo aqui descritas conseguem criar valor, favorecendo seu desempenho econômico. Nascida como uma novidade para omercado,a Germana traz resultados econômicos para a empresa. Se estão eles ligados à tecnologia,gestão, processos ou modelo de negócio etc.,pode-se afirmar que a inovação da Germana está também no desenho do produto, no próprio produtoeno serviço prestado ao cliente, atendendo suas expectativase criando valor de fato.
Diante disso, algumas adaptações foram feitas para se adequar à aceitação de bebidas alcoólicas em países como, por exemplo, a África do Sul, que não aceita 40º, mas apenas 43º de teor alcoólico, ou os Estados Unidos que só aceitam garrafas de 1l e rótulo em inglês. Mudanças específicas para o mercado exterior e que, por motivos óbvios, não foram trazidas para o mercado interno.
Entretanto, a documentação e a burocracia da exportação são as maiores dificuldades da introdução da cachaça no exterior. A exportação em si é muito difícil, porque se depende de um ministério, fica-se esperando dias para se obter uma informação qualquer.
A Aceitação da Cachaça Germana
A respeito da aceitação, verificou-se que é muito boa, já que as pessoas estão muito abertas a novos produtos, tanto no mercado interno, pelos anos de história sendo cachaça de ótima qualidade, como no mercado externo. No mercado externo, a cachaça é utilizada em drinks e a dose, entretanto, é algo a ser trabalhado. Muitos brasileiros que vivem fora, consequentemente levam o produto daqui para os estrangeiros que conhecerem.
Observou-se através dofeedback dos importadores sua aceitação, pelo aumento dos pedidos, da participação em feiras e da divulgação que se faz em jornais no mercado externo.
Com base nos dados expressos acima (cf.: GRÁF.1)a aceitação nos países que já importam a bebidaé muito positiva, levando o interesse em expandir o alcance de mercado. Assim, mesmo com as dificuldades de adaptaçãoàs normas de exportação de cada país e a falta de apoio governamental, a empresa deverá continuar investindo na exportação, mantendo sempre a qualidade do produto, euma maior aceitação.
Inovação e Sustentabilidade a Serviço do Reconhecimento
Respondendo a pergunta: “Como um produto tipicamente brasileiro, pode ser reconhecido nacional e internacionalmente, pela inovação e sustentabilidade de sua linha de produção?”, e considerando a sustentabilidade, as técnicas sustentáveis utilizadas na fabricação e produção da cachaça, como:“conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana” (PORTAL da Sustentabilidade, 2011) etambém tendo em base a visão prática fordista em que se “busca a eficiência, no mais amplo sentido, ou a organização eficiente do trabalho (SILVA, 2007),” pode-se afirmar a aplicação dessas diretrizes no processo de fabricação da cachaça Germana em que a cana-de-açúcar passa pela moenda, gerando a garapa, e o bagaço da cana é usada para aquecer a fornalha, no processo de destilação. O vinhoto,rejeito da cachaça, é usado para enriquecer o solo, sendo praticamente 100% re-aproveitável.No corte da cana, o feixe que sobra é usado para amarrar as embalagens e, além disso, o corte respeita a maturação da cana, pois não se põe fogo na plantação para acelerar o próximo plantio, como ocorre em outros cultivos.
Na prática da eficiência e da importância da sustentabilidade nos processos de fabricação da cachaça, residemna reutilização, mais que no consumo, gerando resíduos e aproveitando o que a produção pode gerar, envolvendo-se nisso outros fatores que não apenas ambientais, mas econômicos e sociais.
Existindo uma grande preocupação quanto à responsabilidade social do grupo Germana. Na pequena cidade Nova União, os moradores temna Germana uma possibilidade de melhoria de vida, devido à geração de empregos, aos programas e projetos como o do Conselho Municipal de Turismo, que fomentam a divulgação e valorização de Nova União por meio da Cachaça.
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