segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Curiosidades


Qual a diferença entre aguardente, cachaça e pinga?
Apesar de poderem se referir à mesma bebida, as tres palavras não são sinônimas. Aguardente é o nome de qualquer bebida obtida a partir da fermentação de vegetais doces. Já cachaça é o nome da aguardente de cana-de-açúcar. Segundo Maria das Graças Cardoso, professora do único curso de pós-graduação em tecnologia da cachaça no país, o nome foi criado no Brasil, no século 16, época dos grandes engenhos.

Para o Ministério da Agricultura, a denominação é típica e exclusiva da aguardente de cana-de-açúcar produzida aqui com graduação alcoólica de 38% a 48%, a 20 0C. Pela lei brasileira, há até diferenças entre cachaça e aguardente de cana, que pode ter entre 38% e 54% de graduação alcoólica. Assim, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça. Já pinga é o nome vulgar da cachaça.

Apesar de ninguém ter certeza da sua origem, a história mais aceita diz que a bebida ganhou o apelido dos escravos encarregados de um dos processos finais da produção, a destilação. Quando ferviam o caldo da cana-de-açúcar nos engenhos, o vapor condensava no teto e pingava sobre eles.
13 de setembro: Dia nacional da cachaça

Você sabia que 13 de Setembro e o dia nacional da cachaça? A data foi instituída pelo Intituto Brasileira da Cachaça (IBRAC), em 2009 pelo reconhecimento do produto no mercado internacional como bebida exclusiva e genuinamente brasileira. Cachaça é o nome oficial da exclusiva aguardente de cana produzida no Brasil.

A cachaça de Alambique é a bebida com graduação de 38% a 54% v/v, à temperatura de 20ºC obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar, em alambique de cobre, sem adição de açúcar, corante ou outro ingrediente qualquer, correspondente à fração denominada coração, que vem a ser a parte destilada de mais ou menos 80% do volume total, que fica entre as frações "cabeça" e "cauda" ou "água fraca".
A cachaça artesanal ganhou reconhecimento por sua qualidade e pureza, maiores que as encontradas em grandes marcas da bebida industrializada.

Seguem algumas dicas para bebemorar esta data com a mais nobre bebida brasileira, a cachaça:

- Hoje em dia a cachaça é tomada em taças, que tenham o diâmetro da boca menor que o da base. Isso aprisiona os aromas e faz com que seja possível senti-los melhor.
- Levante a taça em direção à luz e observe se não há resíduos ou se a bebida está turva. A cachaça tem de estar límpida.
- Sinta o seu aroma. Ele tem de ser agradável e estar equilibrado.
- Ingira a cachaça. Na boca, a primeira sensação tem de ser macia.
- A cachaça ruim desce como um cubo; a boa, aveludada

PUDIM DE CACHAÇA

Ingredientes
1lata d leite condensado
a mesma medida de leite
3 ovos
30ml d cachaça
1 xícara de açucar

Modo de Preparo

Bata o leite condensado, o leite e os ovos no liquidificador e reserve.
Numa panela no fogo derreta o açúcar e quando estiver derretido acrescente a cachaça.
Na forma de pudim untar com a calda de açucar e despejar o que bateu no liquidificador. Levar em banho maria por +/-40 min.

Um comentário:

  1. Cachaça Germana:ganhei uma gfa. escondi e fui bebendo aos poucos.Excelente.Sobre a diferença entre cahaça, aguardente, etc. prefiro a explanação de Paulo Machado da Confraria de Cachaça do Copo Furado: "Discordo completamente quando diz que as diferenças entre cachaças produzidas em alambique e as produzidas em coluna ficam apenas no método de produção; a diferença existiria apenas na parte sensorial.
    Sabemos que no processo de coluna, o industrializado, não há o corte dos componentes nocivos ao organismo e tudo é engarrafado. Quimicamente são destilados completamente diferentes e o consumidor para não beber veneno , ainda que dentro dos padrões de tolerância permitidos, só pode optar pelo cachaça de alambique por batelada, daqueles produtores que primam pela qualidade do seu destilado em todas as etapas de produção. Cachaça de alambique por batelada e cachaça produzida no sistema de coluna são bebidas completamente diferentes." Vai de caipirinha com 51? - Não, prefiro saborear uma boa cachaça destilada em alambique de cobre, como se saboreia um bom whisky que tb é destilado em alambique de cobre.

    ResponderExcluir