1 - A respeito da qualidade:
GRUPO GERMANOS - Quais são as técnicas utilizadas na produção da cachaça Germana para obter um mix de produtos de alto padrão de qualidade?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - São feitos análises laboratoriais em Nova União e Belo Horizonte que são
análises mais minuciosas para a obtenção de um alto padrão de qualidade, seguindo
critérios em relação a acidez, nível de álcool, temperatura e PH, adequando-a aos
requisitos exigidos. São utilizados filtros que são instrumentos para filtrar pequenas
impurezas e partículas.
GRUPO GERMANOS - Como a tecnologia ajudou ao longo de todos esses anos da cachaça Germana amanter e aprimorar a qualidade da cachaça?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Ajudou a manter a qualidade em todas as Cachaças. Através dos estudos nos laboratórios.
2 - A respeito da aceitação:
GRUPO GERMANOS - Como e a aceitação do mercado interno e externo? E como se comprovam esses dados?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - A aceitação é muito boa, as pessoas sempre estão muito abertas a novos produtos. A cachaça lá fora é utilizada mais em drinks, a dose é uma coisa quetem que ser trabalhada ainda. Tem muito brasileiro morando fora também, então conseqüentemente eles levam para as pessoas que eles conhecem.
GRUPO GERMANOS - Qual é o retorno de aceitação da Germana tanto no mercado interno quanto no externo, e como vocês analisam estes dados? Fazem pesquisas regularmente?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - A aceitação é muito boa, tanto no mercado interno, que são anos de história euma cachaça de ótima qualidade, como no mercado externo. Não são feitas pesquisas.Mas o feedback é mais dos importadores, que fazem mais pedidos, participação em feira, divulgação em jornais no mercado externo.
GRUPO GERMANOS - Como atingem o público estrangeiro para uma obtenção de dados mais verdadeira?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Feedback através dos importadores da Cachaça Germana no exterior.
3 - A respeito da inovação:
GRUPO GERMANOS - Qual a inovação utilizada na fabricação/produção e exportação da cachaça?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Nosso grande diferencial em termo de inovação é a Cachaça Soul, uma produção diferenciada. As outras cachaças utilizam o mesmo processo.
GRUPO GERMANOS - Qual a importância destas inovações para consolidação e reconhecimento dacachaça Germana?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Podemos conseguir novos clientes/adeptos, porque a proposta da Soul é competir com vodkas e whisky. Uma bebida para a noite, para ser tomada gelada e fazer esses “combos”.
GRUPO GERMANOS - É utilizadas alguma linha de produção ou máquina durante a fabricação?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Nossa produção é bem artesanal ainda, o maquinário mesmo a gente tem na enfaze que são as “enchedeiras” que é só colocar a garrafa, tem um medidor; então, automaticamente já fica regulado para a quantidade em ml para cada garrafa e uma maquininha para colocar a tampa, o resto é tudo manual, as embalagens, caixas, tudo artesanal.
4 - A respeito da exportação:
GRUPO GERMANOS - Como e quando perceberam o potencial de mercado que surgia no exterior?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Por ter mais de 20 anos, muitas pessoas procurarem a cachaça e ela já ter quase um domínio no mercado interno.
GRUPO GERMANOS - Como analisam o mercado externo, sendo viável a exportação?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Eu não estava na época, mas tem países, que a gente já exporta há muito tempo que é o caso da Inglaterra e África do Sul. E conseqüentemente outros países acabaram nos procurando e fazendo pedidos da Cachaça. Hoje em dia, não existe um estudo, mas é mais países que têm nos procurado.
GRUPO GERMANOS - O processo de exportação do produto e feito pelo próprio Grupo Germana ou por uma empresa terceirizada?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - A exportação é feita pelo próprio Grupo Germana, mas eles utilizam uma outra empresa que é como se fosse um suporte/consultoria chamada Go Trade. Eles fazem consultorias em relações a documentação, critérios que têm que ser seguidos para a bebida entrar no país e contato com os portos do Brasil. Um suporte passo a passo, quem procurar, quais documentações tem que ter etc.
GRUPO GERMANOS - Quais as maiores dificuldades da introdução da cachaça no exterior?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - A documentação e a burocracia da exportação. A exportação em si é muito difícil, porque é muito burocrático. Tem horas que você depende de um ministério e fica esperando dias para receber uma informação.
GRUPO GERMANOS - Que mudanças foram feitas para que a cachaça Germana atendesse a todos os padrões de qualidade internacionais? Estas mudanças foram trazidas para o mercado interno?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Foram feitas mudanças para se adequar a aceitação de bebidas alcoólicas em outros países, como por exemplo a África do Sul que não aceita 40º, apenas 43º do teor alcoólico, o Estados Unidos só aceita garrafa de 1l; então, foram feitas mudanças em relação a aceitação do país. Acaba que temos que mudar o rótulo para inglês, para se adequar ao país. Essas mudanças não foram trazidas para o mercado interno.
GRUPO GERMANOS - Que estudo feito para a implantação e produção da cachaça Soul?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Ela vai nos mandar por e-mail as informações sobre a cachaça Soul.
GRUPO GERMANOS - Como foi feito o estudo de viabilidade para uma expansão comercial deste nível?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Não sabe se foi feito um estudo de viabilidade, ira nós mandar por e-mail também. Mas eles participam de feiras fora para expandir esse comércio no exterior e para que outros países possam conhecer mais sobre a Cachaça.
GRUPO GERMANOS - Qual a importância e ajuda, caso houve, do governo brasileiro à expansão do mercado da cachaça em âmbito internacional?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Não houve ajuda nenhuma em relação ao governo brasileiro, não há incentivo.
GRUPO GERMANOS - Em um mercado de alta competitividade como é o da cachaça brasileira, como se destaca a cachaça Germana e o que o Grupo tem como metas para os próximos 5 anos?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Hoje, a Germana tem uma marca muito forte, um nome muito forte e acredito que tenha conseguido isso por esse histórico que foi dos sócios. Eles eram muito articulados, além de serem 07 pessoas, eles são muito bem relacionados e procuraram desenvolver a cachaça como um todo. Conseqüentemente, a Germana foi se sobressaindo também. A embalagem é um diferencial, quando um estrangeiro vai a uma loja, ele não entende de cachaça, se ele não tem uma orientação, é comum levar a Germana por causa da embalagem, porque lá eles não têm isso. O próprio alambique reforça o nome da Germana, a questão deles terem participado em conjunto com a EMBRATUR, desses eventos nas embaixadas do Brasil, no exterior. De valorizar o produto “cachaça”, conseqüentementevalorizam a Germana. De tirar esse preconceito que a cachaça tem, porque a cachaça não pode ter o preço de um whisky.
GRUPO GERMANOS - A exportação é tão viável quanto a venda no mercado interno?
Mariana Rocha (Gerente de Negócios) - Sim.
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